segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Fique por dentro do cânone oficial de Star Wars


Com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, a cada semana são lançadas notícias sobre o sétimo episódio da saga e também dezenas de materiais sobre os filmes anteriores e séries derivadas, tais como as séries de TV, livros, HQs e até games

Já que está todo o mundo falando sobre a mais cultuada série cinematográfica criada por George Lucas, confira agora as curiosidades e os títulos já lançados em diversas mídias e que são considerados oficiais pela Lucasfilm e a Disney.

FILMES



Todos os oito episódios lançados desde 1977 a 2017 são considerados o centro do universo dessa galáxia muito, muito distante. Goste você ou não de alguns títulos, são eles que ditam os personagens, o espaço e o tempo oficiais das histórias que são inclusas nas lacunas entre/após cada episódio, como O Despertar da Força, 30 anos após os acontecimentos de O Retorno de Jedi, e Rogue One, lançado em 2016 contando como a Aliança Rebelde conseguiu as informações cruciais para destruir a Estrela da Morte, como visto no filme original. 

Oitavo episódio da saga e dirigido por Rian Johnson (Looper - Assassinos do Futuro), Os Últimos Jedi estreou em dezembro de 2017.

Solo, a mais nova "História Star Wars" estrelando o ator Alden Ehrenreich (Ave, César!) na pele do jovem contrabandista, encerrou sua fotografia principal e está previsto para lançar em maio de 2018.

Star Wars: Episódio IX estreia em dezembro de 2019.

TELEVISÃO



De 2003 a 2005, a Lucasfilm encomendou para a Cartoon Network uma curta série animada que ilustraria os eventos das Guerras Clônicas, dirigida por Genndy Tartakovsky, que já vinha desenhando sucessos como As Meninas Superpoderosas, O Laboratório de Dexter e Samurai Jack. Com narrativas sucintas e duas temporadas, Star Wars - Clone Wars apresentava aventuras de Cavaleiros Jedi além do arco Obi-Wan/Anakin/Yoda, assim como introduziu a habilidosa vilã Asajj Ventress e o General Grievous, culminando no sequestro do Chanceler Palpatine, fato que abre A Vingança dos Sith. Não faz mais parte do cânone, mas ainda assim um bom divertimento.

Em 2008, The Clone Wars estava de volta, com animação 3D e sob a direção de Dave Filoni, estreando em grande estilo nos cinemas antes da TV. Aproveitando personagens já vistos na série precursora, mas de certa forma ignorando/bagunçando os eventos discorridos nesta, o chamariz da série foi a Padawan de Anakin, Ashoka Tano, além de aproveitar muitos outros personagens que tinham pouco tempo de tela no cinema, inclusive resgatar o acrobático Darth Maul. De temporadas iniciais bastante descartáveis a uma adesão de um tom mais interessante e sombrio nas temporadas finais, com a compra da Lucasfilm pela Disney a série foi mantida no cânone, porém cancelada e com os episódios finais lançados na Netflix americana (que por aqui nunca entrou no catálogo). 

A primeira série em animação encomendada pela Disney, Star Wars: Rebels se passa entre 14 e 15 anos depois dos acontecimentos de A Vingança dos Sith e com um time de personagens completamente novos, focando na jornada do jovem órfão Ezra Bridger no caminho da Força. Vale assistir pelo uso das artes conceituais de Ralph McQuarrie descartadas nos filmes originais e aqui reaproveitadas, sem contar que personagens dos filmes, como os dróides C-3PO e R2-D2, o Senador Bail Organa, o temível Almirante Tarkin e, claro, Darth Vader também marcam presença. O seriado encontra-se em sua quarta (e última) temporada, veiculada no canal Disney XD.

GAMES


Star Wars sempre marcou presença nos vídeo-games e isso vem de longa data, desde os tempos do Atari até chegar ao PlayStation 4 com o fotorrealista Star Wars Battlefront, sucesso do ano. Obviamente, os smartphones não foram esquecidos e a Kabam! desenvolveu o jogo Star Wars: Uprising, com uma história completamente nova e um Império tentando se manter no poder mesmo com a derrota do Imperador Palpatine vista em O Retorno de Jedi.



Lançado em 2017, Star Wars Battlefront II traz mais personagens da saga e conta com um modo história inédito cuja história paralela liga os eventos dos episódios VI e VII. Compre agora:


Por ora, não foram anunciados novos jogos, a não ser um rumor de que o cancelado 1313, o último game em desenvolvimento pela finada LucasArts que contaria uma história sem a presença dos Jedi, pode ser retomado em uma data futura.

LITERATURA

Em 2014, a Editora Aleph lançou por aqui Herdeiro do Império, o primeiro livro da Trilogia Thrawn e também um dos marcos do Universo Expandido de Star Wars que muito saciou os fãs no início da década de 1990 antes mesmo da estreia de A Ameaça Fantasma nos cinemas. Por mais que os fãs tratassem a trilogia literária escrita por Timothy Zahn uma sequência quase-oficial dos filmes originais, esperando até mesmo que personagens do livro aparecessem no novo filme, a Disney/Lucasfilm classificou a trilogia e demais títulos como sob a bandeira "Star Wars Legends". 

Fazem parte do cânone, publicados no Brasil:
Um Novo Amanhecer: conta os dias de exílio do padawan Kanan Jarrus antes dos acontecimentos vistos na série Rebels;
Tarkin: uma história pregressa antes de conhecermos o personagem na Estrela da Morte e como ele se tornou um dos homens mais temíveis do Império sem possuir a Força;
Estrelas Perdidas: dois amigos de infância tomam caminhos diferentes enquanto sonhavam fazer parte do Império. Contém material que se passa após O Retorno de Jedi;
A Arma de Um Jedi; A Missão do Contrabandista e Alvo em Movimento: estes romances ilustrados acompanham Luke, Han e Leia em histórias que se passam entre os episódios originais, contendo também personagens e fatos que serão mostrados em O Despertar da Força;
Marcas da Guerra: considerado o exemplar mais importante por trazer personagens como o Almirante Ackbar e Wedge Antilles, o livro escrito por Chuck Wendig lida com as consequências após a destruição da segunda Estrela da Morte, dando pistas sobre o vindouro filme.
Herdeiro do Jedi - lançamento em março/2016.

QUADRINHOS

As HQs sempre foram importantes para a saga, justamente para manter os fãs conectados a tão amada galáxia muito, muito distante. Originalmente publicadas pela Marvel, passando para a Dark Horse Comics e voltando novamente para a Marvel, muitas das histórias publicadas pelo selo fazem parte da bandeira "Legends", já lançadas por aqui pela Panini Comics.

Os títulos do cânone, envolvendo velhos e novos personagens em aventuras entre filmes/séries, são:
Star Wars;
Darth Vader;
Kanan: The Last Padawan;
Lando;
Princess Leia;
Chewbacca;
Shattered Empire;


Este artigo foi elaborado com informações da Entertainment Weekly, Panini Comics, Editora Aleph, Editora Seguinte e Star Wars Wiki, com atualizações feitas em 23/10/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.