sexta-feira, 26 de maio de 2023

Filme brasileiro A FLOR DO BURITI ganha prêmio no Festival de Cannes



A Flor do Buriti, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, produzido por Julia Alves e Ricardo Alves Jr. pela mineira Entre Filmes, foi premiado hoje (26) no Festival de Cannes. O filme recebeu o Prix d'ensemble (Melhor Equipe) da sessão Un Certain Regard (Um Certo Olhar), concedido pelo júri presidido pelo ator americano John C. Reilly e com as presenças da atriz belga Émilie Dequenne, do diretor cambojano-francês Davy Chou, da atriz alemã Paula Beer e da diretora francesa Alice Winocour.

Em 2018, Renée e João apresentaram no Festival de Cannes, também na Un Certain Regard, Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos". Foram laureados com o Prêmio Especial do Júri - na ocasião, presidido pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro.

A Flor do Buriti teve a sua estreia mundial no dia 23 de maio e foi ovacionado por mais de 10 minutos após a emocionante exibição. A obra trata da luta pela terra empreendida pela comunidade indígena dos Krahôs e as diferentes formas de resistência implementadas por eles na aldeia Pedra Branca, em Tocantins.

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.

Em toda a história da Un Certain Regard, o Prix d'ensemble fora concedido em apenas outras duas edições: em 2014, para “Party Girl”, e em 2021, para “A Boa Mãe”, ambas produções francesas.


Equipe do filme recebe o prêmio. (Foto: Paula C. Ferraz)


A Flor do Buriti
é uma produção luso-brasileira da Entre Filmes e da Karõ Filmes e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.