quarta-feira, 24 de maio de 2023

CAMPEÕES – good vibes no basquete | CRÍTICA

 

Feel good movie diverte e cumpre o que promete.

Campeões é o remake do filme espanhol de 2018 trazendo a história do treinador Marcus Marakovich, (Woody Harrelson), que recebe uma ordem judicial para gerenciar um time de jogadores com deficiência intelectual por 90 dias. Ao longo desse tempo, ele vai perceber que o esporte está muito acima de resultados.

Dirigido por Bobby Farrelly, que junto com o irmão Peter, trouxeram algumas das comédias mais importantes e populares dos anos 90. Hoje os dois seguiram caminhos distintos e enquanto um deles vence o Oscar pelo infame Green Book, o outro se aventurou na TV com séries que ganham um status cult ao longo do tempo, como é o caso de Trailer Park Boys.


Acima de qualquer pretensão, esse filme carrega uma dose de alma que dificilmente vemos em remakes caça-níquel comuns. Aqui, os atores e atrizes parecem estar se divertindo a cada momento de cena, bem como o carisma de certos personagens preenche a tela de maneira muito satisfatória. É inegável o papel de destaque para Harrelson, que, mesmo quando quer ser uma pessoa horrível, ainda conquista a nossa atenção para o que ele pretende fazer.

Antes de entrar na sessão desse filme, é possível que você pense que já viu essa história sendo contada algumas outras vezes, o que provavelmente é verdade, mas mesmo assim, repleto de clichês, o filme diverte, de forma muito intencional ainda pontua pequenos momentos emocionais na trama e soa como um filme perfeito para chamar a família toda para assistir.

O elenco dos jogadores, todos com atores com deficiência, é um dos trunfos para a tela, pois todos ganham um pouco de desenvolvimento e suas personalidades são exploradas como forma de evoluir no treinamento.


Para os fãs de basquete e de Harrelson, alguns momentos dão uma gostosa dose de nostalgia de Homens Brancos Não Sabem Enterrar, uma pérola dos títulos nacionais que ganhou um recente remake. Não é como se essa referência fosse forçada ou que seja necessariamente algo que engrandeça o filme, mas é uma forma de dizer que há um cuidado com os pequenos detalhes e isso faz a diferença na hora de se entreter com uma obra.

Ao fim, Campeões não é o filme que vai mudar a vida de ninguém, pois há uma série de arestas que necessitariam ser aparadas (montagem, duração excessiva, clichês), porém vai proporcionar um momento divertido para quem se abrir para essa história.

 
Confira o trailer abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.