quinta-feira, 25 de maio de 2023

A PEQUENA SEREIA – além do encanto da voz | CRÍTICA

Halle Bailey as Ariel in Disney's live-action THE LITTLE MERMAID. Photo courtesy of Disney. © 2022 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

A adaptação live-action de A Pequena Sereia chega em um momento de alerta para a Disney – e não é por aquele infame motivo que há tantos haters espalhando pela Internet (e que até uma colega de cabine de imprensa manifestou o mesmo tipo de comentário racista após a sessão). Em um cenário extenuante de tantos lançamentos de “refilmagens” de suas mais queridas animações, pouco se viu comentários sobre o até que inventivo Peter Pan & Wendy lançado diretamente no Disney+, no final de abril, fora os tantos outros títulos dispostos na plataforma virtual e que não tiveram larga apreciação. Vai culminando, então, um pensamento popular crescente: no fim das contas, estes novos filmes são realmente necessários? Dessa vez, é o talento combinado de seus realizadores e a energia carismática de Halle Bailey que faz com que a nova aventura marítima dirigida por Rob Marshall fique bem longe de se afogar.

 
Por memória, lembro que assisti à animação lançada em 1989 poucas vezes ao longo da minha vida e até preferi não revisitar a obra de Ron Clements e John Musker para evitar deixar este texto viciado em comparações. Feito isso, além dos sorrisos que eu abria em momentos em que só espectador chato botaria defeito à toa, tive uma sensação de que tudo o que foi adicionado na trama (agora de pouco mais de 120 minutos) vem a calhar para uma atualidade bem menos ingênua e que clama por igualdade do que há 34 anos, embora a adaptação do conto de Hans Christian Andersen mantenha o século XIX como plano de fundo. Mantendo a recorrência das adaptações recentes do estúdio, o Príncipe Eric (Jonah Hauer-King) não está lá para ser mais um mero galã e ser o único homem da vida de Ariel (Bailey), cuja obstinação e busca pela autorreflexão faz com que se aproximem mais do que por paixão.

(L-R): Halle Bailey as Ariel and Jonah Hauer-King as Prince Eric in Disney's live-action THE LITTLE MERMAID. Photo courtesy of Disney. © 2023 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
(Foto: © 2022 Disney Enterprises, Inc./Divulgação)


É preciso dizer que, passados Aquaman, Avatar: O Caminho da Água e até mesmo Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, chega a ser estranho notar um reino aquático um tanto sem criatividade, vide a cena feiosa que introduz o Rei Tritão (Javier Bardem) e as irmãs de Ariel, todavia haja um uso apropriado do colorido ecossistema marinho durante as canções. E, por falar nas icônicas músicas que marcaram época e que fizeram gerações desgastarem suas fitas VHS de tanto que reassistiram, é muito divertido notar que boa parte das sequências se mantêm praticamente idênticas em gestual e até na condução dos planos, aquecendo o coração de qualquer fã em boa recepção às novas versões. 

(L-R): Halle Bailey as Ariel and Javier Bardem as King Triton in Disney's live-action THE LITTLE MERMAID. Photo courtesy of Disney. © 2023 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
(Foto: © 2022 Disney Enterprises, Inc./Divulgação)

 
Não demora muito para Halle Bailey nos conquistar com sua voz de timbre tão cristalino e potente, sendo uma escolha acertada para a representação dessa Ariel tão cheia de vontade por conhecimento. Mas de nada seria sua jornada se a vilã Úrsula fosse apagada (feito um Jafar do Aladdin de 2019) e Melissa McCarthy entrega uma performance soberana ao combinar voz, rosto, cabelo e figurino em uma megera ambiciosa como há tempos não víamos – um lado da atriz que seus papéis cômicos sempre contiveram. Só tendo um coração muito do infeliz para não admirar tamanha interpretação. 

Melissa McCarthy as Ursula in Disney's live-action THE LITTLE MERMAID. Photo courtesy of Disney. © 2023 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
(Foto: © 2022 Disney Enterprises, Inc./Divulgação)

 
Das novidades que abrem sorrisos, as músicas cantadas por Sabidão (Awkwafina) e Sebastião (Daveed Diggs) são acertos de Lin-Manuel Miranda como produtor e compositor das novas canções, muito embora seu estilo musical e demonstração de latinidade já pareçam previsíveis e manjadas, repetindo clichês de uma representação de gente modesta, porém muito da alegre e festiva (a sequência da feira é praticamente uma versão de época de Encanto ou Em Um Bairro de Nova York). Não que essas passagens sejam um demérito, até porque isso se encontra mais em algumas cenas com CGI de animais e cabelos ondulantes é um desfecho mais apressado ao contrário do seus desenvolvimento prévio bem trabalhado.

(L-R): Halle Bailey as Ariel, Sebastian (voiced by Daveed Diggs), and Scuttle (voiced by Awkwafina) in Disney's live-action THE LITTLE MERMAID. Photo courtesy of Disney. © 2023 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
(Foto: © 2022 Disney Enterprises, Inc./Divulgação)


Ainda que paire uma dúvida se Rob Marshall seria um diretor apropriado para comandar uma nova versão de um “clássico Disney” (só de lembrar o que foi Caminhos da Floresta já me retorna um desconforto) e seu estilo característico vem mais durante a performance de “Part Of Your World” ao focar a luz em Ariel cantando, o saldo deste A Pequena Sereia é mais do que positivo por justamente conciliar novidades com o que já fazia do antecessor animado tão emblemático. O humor equilibrado e as músicas cantadas com maestria reiteram que ainda há alguma esperança para essa leva de live-actions que, apesar de sujeita a  julgamentos inclinados a ódio gratuito, precisa agora olhar e dar ouvidos não só a diversidades, mas a novos cineastas que também tem muito a fazer parte desse mundo. 
 
 
 Assista ao trailer:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.