terça-feira, 18 de abril de 2017

Olhar de Cinema chega a sua 6ª edição com novidades


De 7 a 14 de junho, Curitiba recebe o festival que já é uma marca registrada da agenda audiovisual da cidade, o 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema. Mantendo a programação variada, o evento é uma possibilidade de trazer o que há de novo na produção de cinema no mundo, apresentando novas filmografias ao público paranaense e discutindo o audiovisual com realizadores, críticos e gestores.

Neste ano a comissão de seleção conta com a participação de Antônio Junior e Marisa Merlo, responsáveis pelo festival desde sua primeira edição, e de novos nomes bem conhecidos da crítica e da curadoria em outros festivais brasileiros, como Eduardo Valente, Carol Almeida, Carla Italiano e Aaron Cutler, que, além da seleção da mostra competitiva de longas-metragens, também está responsável pelas mostras Olhar Retrospectivo e Foco.

A equipe de programação está trabalhando desde o começo de janeiro para tornar o festival ainda mais interessante para o público. Segundo Antônio Júnior, diretor de programação e produtor executivo do festival, “será uma programação plural e de potência cinematográfica. Como em anos anteriores, teremos diversas estreias mundiais, internacionais e nacionais”.

MOSTRAS

Além da Mostra Competitiva, entre as mostras programadas para este ano estão as já tradicionais Olhar Retrospectivo, que traz uma retrospectiva com um grande nome do cinema mundial; Foco, que apresenta novos autores ao público; Exibições Especiais, que redescobre filmes especiais e revisita mestres do cinema; Novos Olhares, com filmes que tem uma maior radicalidade em sua proposta estética; Outros Olhares, que busca um panorama do que vem sendo realizado no mundo e a Mirada Paranaense, quem tem como objetivo apresentar a produção do estado.

Nesta edição, a novidade fica por conta da mostra Pequenos Olhares, dedicada a crianças e adolescentes. “Estamos muito animados com essa mostra, que já é um sonho antigo nosso e do público, que sempre cobrou uma mostra que possibilitasse a participação dos pequenos em um festival de cinema”, afirma Antônio.

O site do festival já está no ar e, em breve, serão anunciados os filmes selecionados. Paralelamente à seleção, também estão sendo elaborados os Seminários de Cinema de Curitiba. Os eventos contam com a presença de nomes de peso para debater questões relevantes do audiovisual brasileiro e também serão anunciados em breve.

O 6º Olhar de Cinema é uma realização da Grafo Audiovisual em parceria como o Ministério da Cultura e conta com o patrocínio master da Petrobras e BNDES e patrocínio Sanepar.

Relembre a cobertura do Plano Extra nas edições anteriores de 2015 e 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.