quinta-feira, 24 de julho de 2025

O RITUAL – digno de um exorcismo pós sessão | CRÍTICA

 


Talvez o requinte estético das fitas mais recentes da Blumhouse e (sobretudo) da A24, sem se esquecer da franquia Invocação do Mal, tenham tornado o terror um gênero em que é preciso cada vez mais um capricho cinematográfico para tornar a obra interessante – o susto só não vale, é preciso assombrar com uma beleza peculiar por mais que o roteiro nunca lá seja grande coisa. Sem esmero nem peculiaridades, O Ritual não tem nada a oferecer ainda mais quando repete a trama batida de exorcismo da forma mais chata possível.


Dirigido por David Midell a partir (diz-se) do caso de exorcismo mais documentado na história dos Estados Unidos, o chamariz dado por Al Pacino e Dan Stevens no elenco parecia até promissor, uma provável trama de mestre e aprendiz em uma época (o filme situa-se em 1928) em que procedimentos psiquiátricos tomam a dianteira, ofuscando a mítica cura pela fé. Em seus esforços para tratar a possuída Emma Schmidt (Abgail Cowen, da série Fate: The Winx Saga), até poderíamos ter um embate mais interessante, mas tanto roteiro e direção sempre seguem por caminhos desinteressantes e muito cansativos.


A operação de câmera é irritante e a fotografia é feia demais, digna de um telefilme chinfrim que não teve verba para pagar por color grading. Chega a ser bizarro como a câmera torna a empregar leves zoom in nos personagens em câmera na mão bem a la The Office, como se isso fosse garantia de amplificar a tensão que, mesmo intensificada (em tese) a cada ritual, nunca é lá impactante. O uso de efeitos sonoros é por demais manjado e as olhadas para o relógio só aumentam.


Se o perigo já residia no fato de o título ser tão genérico, ainda assim, O Ritual contém alguns detalhes que poderiam lhe fornecer um caminho melhor, mas não o faz, tendo que Al Pacino carregar a obra nas costas por um pingo de credibilidade. No fim, parece bem aqueles filmes de universitários cheios de soberba em sua pretensão, mas que estão longe de comprovar alguma destreza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.